História

Como nasceu o Escutismo em Ílhavo?

Deixemos que “falem” as palavras escritas, numa já amarelecida folha de papel, pelo primeiro Chefe do Glorioso Grupo 46:

Um grupo de 6-7 rapazes amigos e ainda muito novos, com idades compreendidas entre os 16 e 19 anos, costumavam juntar-se no centro da vila para conversar, como era habitual na época. Aperceberam-se da passagem de alguns escuteiros de Aveiro, com as suas vistosas fardas, a caminho da Vista – Alegre onde estava a formar-se um grupo apoiado pelos tais elementos de Aveiro.

Entusiasmados, resolveram, um dia, mandá-los parar para colher informações sobre o dito Movimento. Tendo sido convidados a assistir a uma desses reuniões na Vista – Alegre e como tivessem gostado das actividades, iniciaram também as suas reuniões. O grupo foi, então constituído, pelos seguintes rapazes: João Bichão, Carlos Faria, João Peixe, Horácio Peixinho, Joaquim Teles, Eduardo Bagão e Manuel Azevedo.

Dispostos a trabalhar, pediram a colaboração do então Chefe do Grupo de Aveiro, José Cristo, rapaz alegre e comunicativo.

Necessitavam, contudo, de uma direcção para a Fundação do Grupo. De acordo com o Pároco de Ílhavo, Senhor Prior Basílio, resolveram convidar o Sr.Padre Manuel Campos e o Sr. Professor José Pereira Teles, pessoa de boa vontade e amigo da juventude, que aceitaram o convite.

Começaram então a trabalhar e a preparar as Promessas, tendo pedido a ajuda das Professoras D. Nazaré Cruz e D, Helena Mano, que por sinal, eram zeladoras do Altar de Nª. Sra. Do Rosário e faziam parte da Comissão de Festas. A Mordomia ofereceu o galhardete e o grupo de escuteiros, reconhecido, escolhe para seu Patrono a Nª Sra. do Rosário.

O Comandante dos Bombeiros de Ílhavo, na altura o Senhor Artur Rasoilo Sacramento, pôs à disposição do Grupo o Quartel para as reuniões. Este Quartel era no antigo Mercado Municipal, onde actualmente está a estátua de D. Manuel T. Salgueiro; O grupo contava, então, com 30 elementos…”

A 15 de Agosto de 1928 era fundado o Grupo 46 do Corpo Nacional de Scouts.